Criadores perseguem “fast fashion”  

Posted by Si Teixeira

Um universo, outrora dividido em 2 lançamentos anuais concentrando 4 estações, inclui agora as cruise e pre-fall collections. Trata-se da solução encontrada pelas marcas de luxo para concorrer com os novos produtos que chegam quinzenalmente às cadeias de fast-fashion.

Para os estilistas, as “cruise collections” significam mais trabalho, mais correria e mais criação. Mas, ao mesmo tempo, estas pré-coleções são também um vínculo de novas ideias e de uma maior criatividade, que está dando frutos comerciais, num valor que chega a alcançar os 90% da venda total da estação. Mas porquê a designação de “cruise” ou “resort”? Simples... Tratam-se de palavras que remetem para os cruzeiros e para a praia e que personificam na perfeição o perfil de pessoas que compram esse vestuário: mulheres americanas que viajavam para destinos quentes em plena fuga ao Inverno. Uma ideia que, nos dias que correm, funciona como uma forma de saciar o desejo das consumidoras com um apetite voraz pela “fast fashion” mas que não descartam o luxo.

Luxo esse que começou por ser apresentado por John Galliano para a Dior, que pela terceira vez consecutiva conseguiu ter uma plateia repleta de celebridades na primeira fila. Inspirando-se nas mulheres da década de 60, o estilista presenteou todos com uma coleção extremamente colorida e repleta de estampados, onde se destacaram as tonalidades fortes como o rosa, o branco, o roxo, o dourado, o turquesa, o verde e o amarelo. Relativamente às formas, predominaram as amplas – principalmente a trapézio –, as túnicas, as calças capri, os casacos curtos, e os maxi acessórios como os chapéus e as jóias.

Oscar De La Renta apostou numa colecção luxuosa destinada a mulheres consumistas que trocam o Inverno do hemisfério norte por umas férias no Verão do hemisfério sul. «O meu objetivo era expressar algo exuberante para a temporada em questão, que agradasse às mulheres exigentes. Trata-se de uma colecção mais ampla do que o habitual e que foi concebida para chegar a todas as pessoas do planeta, a mais de 500 lojas espalhadas pelo mundo», salientou o estilista, que para as noites de festa, propôs longos vestidos cai-cai com estampados florais ou em tons vibrantes como o azul, o rosa, o laranja, o verde e o vermelho. Quanto à Escada, propôs uma coleção elegante mas fácil de usar, com uma paleta de cores abrangente.

Para definir a coleção Cruise Chanel 2009, o melhor mesmo é a designação “kitsch e chic”. Em Miami, Karl Lagerfeld apresentou um verdadeiro espetáculo dentro do próprio espetáculo, ao montar uma piscina no Raleigh Hotel. A coleção incluiu calças pretas, calções e blazers metálicos, assim como vestidos com malhas e penas e muito brilho. A apresentação da coleção começou com peças pretas e, em seguida foi suavizada por cores como o cinzento, o rosa e o azul. O papel principal coube a um vestido com camélias bordadas e plumas, numa homenagem a um modelo criado pela Chanel para Delphine Seyrig no filme “L'année dernière à Marienbad”.

Por ocasião do 70º aniversário da sua loja em Roma, a Gucci apresentará na capital italiana a colecção Cruise 2009, no dia 8 de Julho. No entanto, em Nova York abriu o apetite para o que será mostrado em Monteverde – bairro romano onde cresceu Frida Giannini, a diretora criativa da marca. Desenhada para quem aprecia os detalhes refinados, o luxo e o conforto, a coleção da Gucci apostou na valorização dos detalhes e em peças especiais com cores fortes e saturadas como o vermelho, que juntamente com o preto e o branco dominaram a paleta de cores.

O brasileiro Francisco Costa, diretor criativo de Calvin Klein, não brincou quando afirmou «penso transformar a Calvin Klein numa das principais empresas dos Estados Unidos da América». A apresentação da sua linha “cruise” foi a prova disso. O primeiro vestido a deslumbrar na passarela em cor pérola/pedra estampado com pele de piton resumiu a intenção geral do estilista. Com cabelos apanhados e uma maquiagem quase nula, ressaltaram os tecidos e as interessantes pregas com as quais Costa elaborou as suas peças, sem todavia se desviar das raízes minimalistas da marca americana. O visual final da coleção foi complementado por sandálias de verniz e cintos de diferentes espessuras fabricados em resina.

A Armani apresentou a sua coleção “cruise”, embora sem grandes novidades. As peças-chave da marca foram os vestidos com grandes laços, elegantes e sempre modernos, em tons pastel.

Fonte: Portugal Textil

This entry was posted on quarta-feira, maio 28, 2008 and is filed under , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comments