Conceitos de Marketing  

Posted by Si Teixeira

Um antigo professor resumia de forma simplista, mas muito verdadeira o conceito de marketing. Ele dizia:

Marketing é encontrar, reter e encantar clientes.


Marketing é uma palavra anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa comércio, ato de mercar, trocar, comercializar ou, ainda, transacionar. A tradução de marketing, para o português, é mercadologia ou seja, estudo do mercado.

O termo vem da area de economia, mas a base de conhecimento para o uso do marketing é bem mais abrangente, compreendendo outras áreas como a sociologia, antropologia, estatística e psicologia.

O berço do marketing é indiscutivelmente os Estados Unidos. Mas a difusão do marketing no mundo foi relativamente lenta, sendo que, mesmo na Europa, o marketing só começou a ser aceito após a Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, historicamente, podemos caracterizar a Revolução Industrial como o período que marca o aumento da oferta de produtos e da concorrência fazendo com que a produção não estivesse apenas voltada para o que, até então, era considerado básico. Inicia-se a eterna luta pela satisfação das necessidades humanas.

Grande nome do marketing mundial, Philip Kotler possui diversas publicações sobre o assunto e define o marketing como:

A atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.

Bom, para mim marketing é tudo aquilo que visa, garante e maximiza a satisfação resultante das relações de troca entre as pessoas. E como estamos sempre nos relacionando, temos constantemente a oportunidade de exercer e aplicar marketing nas nossas vidas.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto leia:


Por hoje é só!

This entry was posted on quinta-feira, abril 10, 2008 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comments