Marketing é encontrar, reter e encantar clientes.
Marketing é uma palavra anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa comércio, ato de mercar, trocar, comercializar ou, ainda, transacionar. A tradução de marketing, para o português, é mercadologia ou seja, estudo do mercado.
O termo vem da area de economia, mas a base de conhecimento para o uso do marketing é bem mais abrangente, compreendendo outras áreas como a sociologia, antropologia, estatística e psicologia.
O berço do marketing é indiscutivelmente os Estados Unidos. Mas a difusão do marketing no mundo foi relativamente lenta, sendo que, mesmo na Europa, o marketing só começou a ser aceito após a Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, historicamente, podemos caracterizar a Revolução Industrial como o período que marca o aumento da oferta de produtos e da concorrência fazendo com que a produção não estivesse apenas voltada para o que, até então, era considerado básico. Inicia-se a eterna luta pela satisfação das necessidades humanas.
Grande nome do marketing mundial, Philip Kotler possui diversas publicações sobre o assunto e define o marketing como:
A atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.
Bom, para mim marketing é tudo aquilo que visa, garante e maximiza a satisfação resultante das relações de troca entre as pessoas. E como estamos sempre nos relacionando, temos constantemente a oportunidade de exercer e aplicar marketing nas nossas vidas.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto leia:
Por hoje é só!
0 comments