Conceitos de Moda - um breve comentário  

Posted by Si Teixeira

Existem vários livros, vários blogs que abordam o tema tratado abaixo de uma maneira muito mais completa. De toda forma, acho que vale a pena um breve comentário sobre o assunto.

A origem etimológica da palavra moda é latina - Modus e significa: Modo, costume, maneira. Já a palavra fashion, usada mais comumente no plano internacional é derivada do termo francês façon, do latim facere, que significa fazer, construir.


Muitas pessoas acham que moda é apenas roupa, mas isso é um equívoco. Na verdade a moda é um fenômeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento, ou seja, a moda é o reflexo de uma época e sua principal característica está no fato de ser efêmera. Ela tem a propriedade de se reinventar, quando tudo está igual, ela se auto destrói.

Existem algumas premissas que caracterizam o aparecimento da moda. Ela surge da necessidade do homem pré-histórico de se cobrir por pudor, para se proteger do frio e para se enfeitar. É portanto, um conceito bastante antigo. Entretanto, data-se de 1482, o ano do 1º documento que fala de moda no sentido de "maneira coletiva” de se vestir. Porém, desde o seculo XIV já é possível observar um comportamento de mudança na sociedade impulsionada pela cultura da ...criação/cópia/criação..., que com ascenção social da burguesia torna-se a expressão dessa nova classe social. Tornar-se aceito passa a ser uma questão extremamente importante para o indivíduo.

Atualmente, moda é um conceito muito amplo empregado em diversos segmentos de mercado como: cosmético, jóias, automobilístico, eletroeletrônico, móveis, viagens, música e até mesmo animais de estimação. Isso porque o conceito de moda está intrinsecamente ligado ao consumo de mercadorias e principalmente relacionado ao estilo de vida da sociedade.

Entender a moda e suas engrenagens sob uma perspectiva teórica torna-se indispensável para qualquer pessoa que tenha a intenção de trabalhar na area. So assim, poderemos discutir o assunto mais a fundo e propor soluções mercadológicas e artísticas consistentes.
Por hoje é só!

This entry was posted on quarta-feira, abril 09, 2008 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comments