CASE: H&M - Moda e qualidade ao melhor preço  

Posted by Si Teixeira

O fundador da H&M, Erling Persson, começou a sua carreira como comerciante em Västerås, Suécia. Em 1947, visitou os EUA, onde se interessou por um novo tipo de lojas de roupa. Este tipo de lojas tinha um volume de faturamento elevado e mantinha os preços baixos. Quando regressou dos EUA, abriu a primeira loja Hennes em Västerås, no dia 13 de Setembro de 1947. Chamou à loja Hennes, a palavra em sueco para “dela”, porque vendia somente roupa de Senhora.

A Hennes teve uma expansão sólida durante os anos 50 e 60. Quando a empresa procurava estabelecer-se em Estocolmo, em 1968, Erling Persson comprou uma loja de artigos para a caça e armas chamada Mauritz Widforss, situada em Sergelgatan, no centro de Estocolmo. A compra do imóvel incluía um estoque de roupa masculina. A empresa mudou então o seu nome para Hennes & Mauritz.

O filho de Erling Persson, Stefan Persson, foi o Diretor-geral da H&M entre 1982 a 1998, um período de rápida expansão. Desde 1998, Stefan Persson é o Presidente Executivo do Conselho de Administração. Rolf Eriksen foi nomeado Director-geral em 2000.

Atualmente a rede possui lojas e centros de produção em cerca de 40 países em todo o mundo e continua a crescer globalmente. Em 2006, abriu lojas no Oriente Médio e, em 2007, suas primeiras lojas na China foram abertas. Em 2008, pretende estabelecer-se também no Japão.

O objetivo de crescimento da H&M não é só aumentar o número de lojas em 10-15% por ano, mas também aumentar as vendas nas lojas já existentes. A disponibilidade de estabelecimentos comerciais com uma localização atrativa é o principal fator de decisão na velocidade de expansão da rede.


A H&M oferece uma ampla e variada gama de produtos que permite que os clientes encontrem o seu próprio estilo pessoal. As coleções são desenhadas para satisfazer os distintos gostos e necessidades dos diversos tipos de cliente. É dirigida a todos os que têm um interesse pela moda. Os clientes encontrarão a roupa e os acessórios certos para todas as ocasiões. As lojas recebem produtos novos diariamente. Há vários conceitos diferentes para Senhora, Homem, Jovem e Criança. O mix de produtos inclui tudo desde os básicos modernos à moda inspirada na alta costura, marcada pelas tendências internacionais mais recentes. As coleções são complementadas por acessórios, pijamas, roupa interior e cosméticos.

De forma a oferecer as últimas tendências da moda, a empresa tem um departamento de design de moda e de compras próprio, que cria as coleções. A qualidade dos produtos é assegurada através da realização freqüente de controles de qualidade. O desafio é encontrar um bom equilíbrio entre os três componentes que formam a idéia comercial da H&M - moda, preço e qualidade - e transformar tendências em artigos de moda para os clientes. Além disso, qualidade significa também que os artigos são produzidos com um impacto ambiental mínimo e em boas condições de trabalho.


A marca é fundamental para a H&M. O objetivo de toda a comunicação é construir a marca, a curto e a longo prazo. É comunicado não só o perfil e a imagem da marca como uma companhia criadora de moda, mas também como uma corporação responsável. Uma parte importante da construção da marca é trabalhar com uma comunicação integrada. Todos deverão sentir-se em casa, independentemente de como e onde encontraram a H&M. Os clientes devem receber as mesmas mensagens em todas as partes através dos lançamentos de coleções, das campanhas, da publicidade, dos meios de comunicação, das inaugurações, dos eventos de apresentação de novos produtos e das lojas. As lojas são o principal canal de informação e interação da marca com os seus clientes.



A criação dos anúncios publicitários da H&M é centralizada no departamento de marketing em cooperação com profissionais criativos externos. Isto significa que a publicidade é a mesma em todos os mercados em que atua. A combinação dos meios de comunicação, no entanto, é adaptada às circunstâncias e requisitos locais.


A H&M Magazine tem como objetivo inspirar e ao mesmo tempo comunicar a forma como a H&M aborda a moda. Esta revista oferece aos seus leitores um misto de moda, inspiração e as últimas novidades sobre tendências de estilo. Publicada de duas a quatro vezes por ano, pode ser encontrada também no site da marca. É uma publicação que pode ser vista como um convite para que o cliente visite e confira os produtos na loja. A revista tem também um papel importante na construção da marca H&M a longo prazo.


Clique e conheça a revista

Durante 12 anos o forte da comunicação da H&M estava na tradicional campanha de lingerie no período do Natal. O foco da campanha estava nas modelos famosas que eram chamadas para fazer as fotos. Mas tudo começou a mudar quando os executivos da empresa constataram que os consumidores estavam perdendo o interesse por esse tipo de comunicação e que estavam se interessando cada vez mais por design. Os executivos decidiram criar algo diferente e fecharam uma parceria com Karl Lagerfefd, estilista da Maison Chanel. A coleção criada por Lagerfefd foi um sucesso de vendas. As parcerias com estilistas famosos, desde então, tem sido um importante componente estratégico da marca. Além disso, estas parcerias fortalecem a marca como uma companhia de moda internacional.







E atenção fashionistas! Mais uma parceria de sucesso está a caminho. A coleção da estilista da marca Comme des Garçons, Rei Kawakubo está prevista para ser lançada novembro de 2008 na loja H&M de Tokyo.



Acessem o site da marca.

This entry was posted on segunda-feira, abril 14, 2008 and is filed under , , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

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